Lilypie Fourth Birthday tickers

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O desfralde - parte 1

Bem.....

Acho que a última etapa da Era Bebê está começando.... !!! E eu só de escrever já estou com meus olhos cheios de lágrimas, pensando em tudo que já vivemos até aqui e tudo que ainda viveremos!!!!!

O tão temido - ou não - desfralde está começando por aqui!

Mas para falar sobre isso e antes de contar como está acontecendo, tenho diversas observações a fazer:

1. Estamos no inverno aqui de Canela e a regra é que o desfralde deva ser feito no verão, pois é mais fácil deixá-los sem calça e o calor não dá tanta vontade de fazer xixi. Só que percebi e estou vivenciando que não são as estações do ano que definem o momento do desfralde - aliás, nem nós mamães, escolhemos! Quem escolhe esse momento são eles! E para que essa transição ocorra da melhor e menos traumática forma, quem deve se sentir preparadas são as crianças!

2. Estou tendo mais uma prova de que o Mathias, a Carolina e o Guilherme são totalmente diferentes e essa individualidade deve ser cada vez mais respeitada! Digo isso porque, neste momento, apenas o Guigui está mais preparado (lembram que no episódio de tirar os bicos - o que até hoje não aconteceu - o Guigui foi quem demonstrou estar menos preparado???). Já faz um tempinho que ele hesita em colocar as fraldas e isso foi o grande sinal verde para o desfralde dele!

3. Em hipótese alguma o desfralde deve ser imposto, pois tal atitude poderá gerar traumas!

4. A escola deve dar suporte aos pais e não o contrário, ou seja, o pontapé inicial deve vir de casa!

5. Incentivos devem ser dados: palmas, vivas, parabéns, gritinhos, enfim, tudo que faça a criança ter certeza que fazer xixi e cocô no peniquinho é maravilhoso!!! Aqui em casa tudo isso acontece! Esses dias o Marcelo chegou a chamar minha atenção, dizendo que os vizinhos não precisavam saber que eles tinham feito cocô e xixi!!! Hehehehe! Aqui, além de toda essa festa, eles colocam o xixi e/ou cocô no vaso e puxam a descarga!!!! Eles amam e sentem-se super importantes! Tentamos também os adesivos, técnica esta utilizada pela Uli, mas eles querem colar todos os adesivos ao mesmo tempo e depois é um xororô só porque querem mais!!!!

Observações feitas, vou contar como está acontecendo por aqui!

No aniversário de 2 aninhos eles ganharam do vovô Zeca e da vovó Camila uns peniquinhos muito legais, que até música toca!

Não usavam até uns 2 meses atrás! Fui viajar e quando voltei.... surpresa! Os penicos já estavam estrategicamente colocados no nosso banheiro e eles já estavam indo ao troninho todos os dias de manhã!

Antes disso, já estavam avisando quando tinham feito cocô, o que é o primeiro sinal do desfralde! Salienta-se: sinal!

Bem, depois de ter a nova decoração no banheiro, continuei colocando-os no penico pela manhã e a noite, antes do banho!

Tudo beleza e todos curtindo muito! E quando não queriam ir, não forçava!

Só que como já contei antes, o Guigui já faz um tempinho que briga com as fraldas! Às vezes não quer colocar, às vezes só quer tirar!

Então ontem, antes de ir para a escola, fui trocar a fralda dele e quem disse que o guri queria colocar outra??? Nem com cuequinha por cima!

Então, tomei coragem e deixei ele sem fralda!

No caminho da escola perguntei ao Mathias e Carol se também queriam ficar sem fraldas e eles disseram que sim!

Ao chegar na escola, o Guigui já foi mostrando para a Tia Iza, a diretora, que estava sem fraldas! Avisei as profes, mandei calça e cueca extra, falei que Mathias e Carol também poderiam ficar sem e me fui!!!

No final da tarde, qual minha surpresa ao chegar na escola e ver o Guigui com a mesma calça!!!!
Resultado do dia #1: Mathias e Carol ficaram de fraldas e Guigui ficou meia tarde sem fralda e pediu para fazer xixi!

Hoje pela manhã ele ficou de fralda em casa. Não quis ir sem fralda para a escola, mas chegando lá já pediu para tirar!
Resultado do dia #2: ficou a tarde toda sem fraldas, pediu 4 vezes para fazer xixi e voltou para casa sem fraldas! Chegou aqui, fez mais um xixi e só depois do jantar que teve uma escapadinha!!

Vocês não têm noção de como estou orgulhosa!!! Muito legal ver a evolução dos meus filhotes amados!

Agora é esperar chegar a hora do Mathias e da Carol e ver como continuará essa história!!!

Daqui a pouco cenas dos próximos capítulos!!!

Até que parte será que esse post vai????

Claro que não poderia faltar fotinho do trio nos peniquinhos né!!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns por esse passo !!!

Nossos bebês estão crescendo muito rápido !!!

Dinda

Catia, mamãe do Gui disse...

hahaha... Adorei a foto no penico com raquetes... esses meninos...
Aqui me casa sinais muito sutis do Gui apenas... esperando o verao!!!!

Débie Mottin disse...

Aiii Mariii que coisa boaaaaa isso!!!! Nossa, é de arrepiar msm! No verão também vou iniciar com a C que também anda brigando e mto para colocar a fralda... Mto lindo os 3 nos penicos hihihihihi

beijao e parabéns ao trio!

Tri mamãe!!! disse...

Que show! Amei o post! Fiquei emocionada de ler... Fico imaginando como será qdo o meu trio estiver nesta fase. Parabéns mamãe! Bjo

Ju Usui disse...

Que bacana Mari!!! Aqui só o Gabriel deu os primeiros sinais, mas não sabe ainda avisar quando quer fazer xixi ou coco e sempre dá as escapadas, acho que até a chegada do Papai noel vou tomar coragem e iniciar o derfralde pra valer!

Bjs,

Ju